quinta-feira, 28 de junho de 2007

Introibo ad altare Dei!

Et introibo ad altare Dei: ad Deum qui laetificat juventutem meam

Ontem o Cardeal Tarcísio Bertone se reuniu na Sala Bologna do Palácio Apostólico com mais ou menos 30 bispos do mundo inteiro (especula-se que eram presidentes das respectivas conferências episcopais) para apresentar o Motu Próprio que dará liberdade de celebração para a Missa de São Pio V (também chamada Missa Tridentina). Em um determinado momento o próprio Papa Bento XVI esteve presente e conversou em torno de uma hora com os bispos sobre esse documento.

O Motu Próprio vira acompanhado de uma carta do Papa explicando os motivos dessa liberação do Rito de São Pio V (atualmente o sacerdote precisa de uma autorização do bispo se quiser celebrar).

Gostei bastante dessa atitude do Papa de apresentar pessoalmente o documento a um grupo de bispos antes de divulgar à imprensa ou qualquer outro veículo mediático, demonstra sua preocupação em manter a unidade, não tomando uma decisão abrupta e independente do episcopado (Cardeal Arinze comentou outro dia que o Papa consultou várias vezes bispos e cardeais sobre o texto desse documento).

Agora o documento será enviado aos demais bispos do mundo inteiro com a data em que entrará em vigor. A data não é certa, mas alguns afirmam que será dia 07 de Julho.

Um comunicado em italiano sobre o acontecido pode ser lido no site do Vaticano: link.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é simplesmente maravailhoso! VIVA O PAPA!

Terei que escrever algo em meu blog tb!