segunda-feira, 2 de julho de 2007

O Motu Proprio

Da esquerda para a direita: Burke, Bagnasco, Koch, Dziwisz, Tarcísio Bertone, Mvé Engone, o Papa, O'Malley, Castrillón-Hoyos, Ruini, Toppo, Ricard, Pell, Arinze e Murphy O'Connor


A foto acima registra a reunião que comentei no post anterior (abaixo). Não foram 30 bispos como inicialmente se noticiou.

A data para a publicação do tão aguardado Motu Proprio parece ser mesmo no próximo sábado, dia 07/07/07 (se for confirmado é uma data curiosa e interessantíssima, pois sabemos que o número 7 simboliza totalidade, perfeição...).

A propósito, hoje fazem 19 anos que o Papa João Paulo II publicou o Motu Proprio "Ecclesia Dei", na qual excomunga D. Marcel Lefebvre (fundador da Fraternidade São Pio X) por ordenar bispos sem autorização papal e concede o indulto para que os sacerdotes possam celebrar a Missa conforme o Rito de São Pio V, desde que tenham autorização do bispo diocesano. O papa Bento XVI pretende abolir essa necessidade da autorização, bastando existir um grupo de fiéis interessados e o sacerdote desejar atendê-los (se de fato será isso que o papa ordenará, só saberemos após a publicação).

No documento "Ecclesia Dei", João Paulo II pediu e, infelizmente, foi solenemente ignorado que: "além disso, em toda a parte deverá ser respeitado o espírito de todos aqueles que se sentem ligados à tradição litúrgica latina, mediante uma ampla e generosa aplicação das diretrizes, já há tempos emanadas pela Sé Apostólica, para o uso do Missal Romano segundo a edição típica de 1962".

Atualmente poucos respeitam os fiéis ligados à tradição litúrgica e muito menos há uma "ampla e generosa" aplicação do indulto.

Rezemos pelo Santo Padre e pelo clero.

Nenhum comentário: