quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O uso do véu!




Embora não me seja estranho frequentar missas onde seja comum o uso do véu, confesso que me tocou a iniciativa desses jovens de incentivar e divulgar o uso dessa peça durante a Santa Missa.

Estou falando do blog Velatam ad Dei Gloriam.

E antes que alguém diga com desdém: "são apenas nostálgicos!" Não, não são! E se apressam em afirmar: "são jovens adoradores, que não vivem isso por mera "nostalgia”, pois não chegaram a conhecer o tempo em que isso era comum. Vivem porque sabem que fazem parte de uma Igreja que tem uma tradição de 2000 anos(...)" (o destaque é meu)

Registro aqui minha alegria em verificar que a Tradição da Igreja vive, e vive especialmente nos jovens. Não são pessoas que estão com saudades dos "velhos tempos" ou que não quiseram "mudar"... São jovens que desejam resgatar a sacralidade perdida nas últimas e turbulentas décadas, e estão de fato trabalhando para que isso aconteça.

São jovens que vivem, como afirma o blog, "sob a sombra do gigante Bento XVI". Ao ver jovens tão... tão... católicos!, muitos se assustam, reclamam até, muitas vezes as críticas partem dos que ajudaram muito a destruir o patrimônio católico.

Sintomática essa afirmação de que são jovens que vivem "sob a sombra do gigante Bento XVI". Este Papa tem feito uma verdadeira revolução na Santa Igreja. Para quem dizia que ele, tímido e idoso, faria apenas um pontificado de transição... Que nada! E pra quem também dizia que sua falta de carisma o impediria de chegar aos jovens como João Paulo II, erraram novamente. Ele, de fato, pode não ser tão carismático como era o pontífice anterior, mas a verdade atrai por sim mesma, e a força de suas palavras somadas às sua atitudes corajosas têm atraído especialmente os jovens.

A propósito, sou da opinião de que podemos estar diante do Papa que, conforme sonhou Dom Bosco, está reconduzindo a Nave da Igreja de volta às colunas de Nossa Senhora e da Sagrada Hóstia (não sabe do que estou falando? leia aqui).

Rezemos pelo Santo Padre, que vem combatendo valentemente pela Igreja, pela Fé.

Rezemos por esses jovens que entre outras coisas estão "restaurando o uso do véu. São meninos e meninas que amam, e são apaixonados por Jesus Eucarístico e pela Santa Igreja. São meninas que usam véu, e meninos que apóiam o uso e são para elas suporte para enfrentar os “olhares tortos” – olhares estes que são compensados por muitos olhares comovidos de gente de mais idade, que se surpreende e vê nelas a presença de uma sacralidade que ainda existe em nossas igrejas".

A propósito sobre o uso do véu, coloco abaixo um vídeo muito ilustrativo sobre o tema. O vídeo, desenvolvido pela Diocese de Manila (FIlipinas), demonstra que o uso do véu não pode se tornar um mero modismo. Ele deve ser um sinal externo de uma disposição interna da mulher. Usar o véu e trajar roupas inadequadas não tem sentido.





Um comentário:

Anônimo disse...

Salve a Santíssima Virgem!

Ficamos muito felizes por sua visita, Luiz.

Que Deus seja Glorificado por todas as almas que o reverenciam tanto no interior, como nos atos externos!!

Fernanda Severo