sábado, 7 de julho de 2007

"Summorum Pontificum" publicado!




Foi publicado o tão aguardado, desejado e comentado Motu Proprio "Summorum Pontificum", dando liberdade de celebração para a Missa conforme o Rito de São Pio V (que era celebrado na Igreja antes da reforma litúrgica de 1969).

É importante deixar claro que o Papa concedeu indulto à Missa de São Pio V, não a "Missa em Latim" como a imprensa costuma dizer. Basta lembrar que a Missa Nova (de Paulo VI) também é, ordinariamente, em Latim. O uso do vernáculo é uma concessão da Igreja. Assim como a posição do sacerdote "versus Deum", que também é permitida na Missa Nova. O latim e a posição do sacerdote não são as características principais que diferenciam os dois ritos.

Até a hora que que postei esse texto, não existia uma versão do Motu Proprio em português, mas uma versão em espanhol já pode ser lida aqui. (update em 08/07/07: versão em portugûes da ACI Digital) É muito importante também ler a Carta aos Bispos que acompanha o Motu Proprio, essa com versão em português aqui. Nessa Carta o Papa esclarece alguns pontos importantes e deixa claro que esse indulto que ele concede à Missa de São Pio V não compromete a autoridade do Concílio Vaticano II.

Assim que puder escrevo algo mais completo sobre esse documento, um marco no pontificado de Bento XVI.

Por hora, destaco alguns pontos:

1. O Missal promulgado pelo Papa Paulo VI se mantêm como a forma ordinária de celebração litúrgica da Igreja Católica. O Missal promulgado pelo Papa São Pio V será a forma extraordinária. Assim, trata-se do mesmo "Rito Romano", um na forma ordinária (comum) e outro na forma extraordinária.

2. O Missal Antigo nunca foi abolido! E o Papa Bento XVI diz que é plenamente lícito celebrá-lo.

3. Sem a presença do povo, é lícito a qualquer sacerdote celebrar o Rito Antigo e sem necessidade de pedir permissão ao bispo diocesano. Aos fieis que desejem e solicitem ao sacerdote, podem tomar parte dessa celebração (tornando-se uma celebração com povo, claro). Assim, qualquer sacerdote, por piedade pessoal, pode passar a celebrar a Missa Tridentina privadamente; e alguns fieis felizardos podem tomar parte dela!

4. Nas paróquias que existam um grupo estável de fiéis que desejem a Missa Tridentina devem solicitar ao pároco, esse por sua vez deve acolher de bom grado tal solicitação.

5. Se o pároco não atender o pedidos desse grupo de fiéis, isso seja levado ao bispo. O Papa pede que os bispos procurem satisfazer o desejo dos fiéis, caso não seja possível por algum motivo o bispo deve solicitar ajuda à Comissão Ecclesia Dei (comissão fundada por João Paulo II na década de 80 para cuidar justamente disso).

6. As leituras serão em vernáculo.

7. Os sacramentos também podem ser celebrados de acordo com os Ritos prescritos no Missal de São Pio V.

8. O bispo pode criar uma paróquia onde toda a vida litúrgica se dê conforme os Ritos Antigos.

9. Tudo isso entra em vigor a partir de 14 de setembro.


Para quem quiser conhecer, o site Presbíteros tem o Ordinário da Missa de São Pio V (ou seja, toda a parte fixa, sem as leituras e as orações próprias de cada Missa celebrada).

Aproveitando esse estímulo do Santo Padre, incentivo à todos a estudarem com carinho o Missal de São Pio V, conhecerem toda a rizqueza teológica e doutrinária multisecular presente em seus textos.

Convido também a assistirem uma Missa segundo esse rito, que podem ser encontradas nos seguintes endereços (os dois grupos estão em perfeita comunhão com a Igreja):

Capela do Menino Jesus e Santa Luzia (Adm. Apostólica S. João M. Vianney)
Rua Tabatingüera, nº 104, Centro - Telefone: (11) 3104-8032
Sábados às 12:00h, Domingos às 11:00h e às 16:30h.

Oratório N. Sra. do Bom Conselho (IBP - Instituto Bom Pastor)
Rua Gonçalo Pedrosa, 25, Ipiranga - Telefone: (11) 6168-7259
Dias Úteis às 19:00h, Sábados às 07:30h, e Domingos às 16:30h.


VIVA O PAPA !!!

Nenhum comentário: