sexta-feira, 4 de julho de 2008

Novidades litúrgicas

A notícia abaixo é uma tradução bastante livre do blog Rorate Caeli.


Ignazio Ingrao, religioso correspondente do jornal italiano Panorama.

BENTO XVI MUDA A MISSA

O rito da Missa pode mudar. De acordo com alguns boatos, Bento XVI solicitou a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos um estudo para algumas modificações na liturgia. Em particular, o Papa disse ter intenção de restaurar o latim na fórmula da consagração da Eucaristia, mantendo o restante da Missa em vernáculo. O mesmo pode acontecer nas fórmulas do Batismo, Confirmação, Confissão e nos demais sacramentos. Não obstante, também mudaria o momento do "rito da paz", que hoje é antes da Comunhão, para o ofertório (como no rito Ambrosiano) o que evetitaria os distúrbios no recolhimento necessário para receber a Comunhão.

Essas mudanças seriam adicionadas às mudanças na liturgia e nos paramentos que Papa, juntamente com seu Mestre de Cerimônias Mons. Guido Marini, têm feito recentemente para recuperar antigas tradições: restauração do crucifixo no centro do altar, a distribuição da Comunhão para os fiéis na boca e de joelhos, o restabelecimento do báculo de Pio IX (the férula), a mudança no estilo do pallium, a restauração do trono papal usado no Consistório e a celebração da Missa versus Deum (como aconteceu em Janeiro na Capela Sistina).

Muitos Padres Conciliares acreditavam que essa seria, em suma, a reforma da Missa: na maior parte em vernáculo e o (e somente um) Cânon Romano continuaria em latim. De fato, a Constituição Sacrossanctum Concilium não parece prever o uso do vernáculo no Cânon.



Não sabemos até onde a notícia é verdadeira, mas é fato que o Papa sempre se mostrou incomodado com os rumos que a reforma liturgica tomou. Os exemplos citados por Ignazio Ingrao demonstram que Bento XVI tem trabalhado naquilo que ele, já bem antes de ser papa, afirmava ser necessário: uma reforma da reforma liturgica verdadeiramente de acordo com o desejo dos Padres do Concílio Vaticano II.

Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

Rezemos pelos Santo Padre.

4 comentários:

A. ANDRADE disse...

Parabés pelo blog, informativo e inteligente!

erick sávio disse...

paz e bem santo(a) irmão(ã), você foi o primeiro convocado a cotribuir para o site GUIA DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você comente no site colocando o nome de seu blog o link e o feed(o feed só coloque se tiver) e nós iremos disponibilizar e divulgar seu blog para toda a web, AJUDE-NOS SANTA PESSOA.

link do nosso site: www.blogscatolicos.uni7.net/

venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.

osátiro disse...

Rezemos pelos Católicos da Índia perseguidos e assassinados:

http://www.zenit.org/article-19338?l=portuguese

Anônimo disse...

Apenas para lembrar que seu "avatar" e na verdade um cavaleiro do templo.. um templario.

Lembrando que os templarios foram caçados pela sua amada igreja.

Ats