segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Liturgia e Vida

O tempo anda um pouco curto, por isso essas duas semanas sem postar nada aqui no blog. Também gostaria de lembrar que esse blog não trata exclusivamente de liturgia, mas esse tema tem predominado pela publicação do Motu Proprio Summorum Pontificum.

Por falar nesse documento, a Agência Fides, da Congregação para Evangelização dos Povos, publica um interessante dossiê escrito pelos padres Nicola Bux e Salvatore Vitiello. O estudo demonstra que, de fato, a celebração da Missa de São Pio V nunca foi abolida.

Uma versão em português pode ser lida no próprio site da Agência Fides.

Aproveito também para recomendar novamente a leitura de um artigo escrito pelos mesmos padres autores desse dossiê, o artigo pode ser lido aqui.



Semana passada em um discurso na inauguração da 16ª Semana Nacional de Liturgia, o Cardeal Cipriani afirmou que o Papa Bento XVI tem uma firme convicção de que a liturgia "deve recuperar a beleza de sua expressão".

De fato, em muitos lugares atualmente a Liturgia Católica é celebrada de forma pobre e indigna. E quando digo "pobre", obviamente que não me refiro à riqueza material de paramentos e vasos sagrados; um sacerdote não precisa utilizar paramentos feitos com fios de ouro para estar belo e digno de celebrar os Santos Mistérios. Realmente a beleza da Santa Missa precisa ser recuperada, pois foi covardemente roubada por padres modernistas que não tratam dignamente o Corpo de Cristo!


_____________________________


Como eu disse acima, esse blog não é exclusivamente sobre liturgia.

Nesse sentido, gostaria de registrar aqui o caso de Guadalupe Lovera, uma menina que foi salva de ser abortada em uma clínica nos Estados Unidos. Ela, hoje com 12 anos, escreveu uma carta e gravou um vídeo externando sua gratidão aos padres da Priests for Life (Padres para a Vida). Essa associação luta contra o aborto nos Estados Unidos e conseguiu, já na clínica, a convencer a mãe de Guadalupe a não abortar!

A notícia completa, a carta e o vídeo podem ser vistos no site da Agência de notícias ACIdigital.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma notícia que comove. Alguém que agradece pela própria oportunidade de viver! Talvez falte isso nas pessoas, compreender que a vida é um dom e aí sim ver que abortar é um atentado sem precedentes contra a vida humana.